Iêmen
30 morrem Em ataque de forças militares
Cerca de 30 pessoas morreram em regiões do Iêmen ontem após ataques de forças militares lideradas por sauditas. As investidas teriam sido uma represália, provocada pela derrubada de um avião militar pelos houthis, na última sexta. O Iêmen vive uma guerra civil há cinco anos. Dois grupos se enfrentam: rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, e uma coalizão que conta com forças da Arábia Saudita.
Palestina
Brasil alinhado com Israel
O governo brasileiro encaminhou ao Tribunal Penal Internacional (TPI) ofício em que pede participação na apuração de supostos crimes cometidos por Israel em seu território ocupado na Palestina. Assim, o Brasil se alinha ao país judeu: o documento apresenta argumentos a favor de Israel. O ofício foi expedido na sexta, assinado pela embaixadora do Brasil na Holanda, Maria Regina Cordeiro Dunlop.
Alemanha
Protesto contra a extrema direita
A eleição do liberal Thomas Kemmerich como primeiro-ministro do estado da Turíngia no dia 5, mesmo com sua renúncia 24 horas depois, gerou manifestações na Alemanha. Ele foi eleito graças a votos da direita conservadora e da extrema direita. Ontem, milhares de manifestantes foram às ruas em Erfurt, capital do estado. Apesar da renúncia de Kemmerich, para os organizadores da manifestação, o estrago já estava feito. “Queremos mostrar que o que acontece na Turíngia não ficará sem resposta”, disse à imprensa alemã Maximilian Becker, porta-voz da aliança #Unteilbar (indivisível).