O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, confirmou nesta sexta-feira (7/2) que fará uma rifa simbólica do luxuoso avião presidencial em um sorteio a ser realizado em 15 de setembro.
López Obrador explicou que não é a aeronave que será sorteada, mas o montante de seu valor, de modo que serão entregues 100 prêmios de 20 milhões de pesos cada (cerca de 1,5 milhão de dólares) equivalentes a 2 bilhões de pesos (cerca de 107 milhões de dólares).
Desde o início de seu mandato, o presidente de esquerda insiste em vender as aeronaves de luxo que, segundo ele, são um "símbolo de excesso" dos governos anteriores e promete que usará os recursos obtidos para a compra de equipamentos médicos.
Depois de não conseguir nenhum comprador, porém, López Obrador anunciou que faria um sorteio com a aeronave.
"Após análises, reflexões, consultas e de levar em consideração diferentes pontos de vista, foi tomada a decisão de sortear o avião", disse.
A venda das rifas começará em 15 dias e, para o sorteio, seis milhões de rifas estarão disponíveis a 500 pesos cada (cerca de 25 dólares). A expectativa do governo é arrecadar 2,5 bilhões de pesos (ou cerca de 127 milhões de dólares).
O sorteio será organizado pela Loteria Nacional do México.
O Boeing Dreamliner 787-8 foi comprado por cerca de US$ 218 milhões durante o governo do presidente Felipe Calderón (2006-2012) e entregue sob seu sucessor, Enrique Peña Nieto (2012-2018).