Mundo

Greta se manifesta com milhares de jovens na Suíça contra crise climática

"Até agora, nesta década, não vemos nenhum sinal de uma ação climática real", disse a ativista de 17 anos

A ativista climática Greta Thunberg participou nesta sexta-feira (17/1) na cidade suíça de Lausanne em uma nova demonstração contra a crise do clima, antes de participar na próxima semana no Fórum Econômico Mundial em Davos. 

"Até agora, nesta década, não vemos nenhum sinal de uma ação climática real", disse a ativista de 17 anos diante de uma multidão de jovens, depois de uma marcha pelas ruas de Lausanne. 

"Isso tem que mudar", acrescentou. Dirigindo-se aos "líderes do mundo", ela garantiu que "vocês ainda não viram nada, podemos garantir isso, e esta é a mensagem que levaremos ao Fórum Econômico Mundial na próxima semana em Davos", concluiu. 

Thunberg apareceu no final da manhã em Lausanne, cercado por milhares de jovens cantando slogans como "Sem natureza não há futuro".

Uma vez reunidos por Greta, que a receberam com grandes gritos, os jovens avançaram pelas ruas de Lausanne com uma faixa: "Vamos mudar o sistema, não o clima". 

A manifestação, da qual participaram cerca de 15.000 pessoas, segundo o grupo suíço de greve climática, foi organizada para comemorar o primeiro aniversário do movimento na Suíça.