[FOTO1]
Associações de pais de várias partes do mundo apresentaram um apelo aos signatários do Acordo de Paris para que limitem o aquecimento climático e deem aos seus filhos ;o futuro que merecem;. ;Não podemos aceitar deixar um mundo assim para os nossos filhos;, afirmam 222 organizações de 27 países em uma declaração publicada durante a 25; edição da conferência do clima das Nações Unidas (COP25), iniciada, na segunda, em Madri.
;Muitos delegados da COP25 também são pais, e é particularmente a eles que nos dirigimos em nosso apelo. Esses delegados são pais que, graças a suas competências profissionais, podem ser verdadeiros heróis para todas as crianças do mundo;, escreveram integrantes das organizações como a Our Kids;Climate, Parents for Future e Mães pelo Clima.
Alguns chefes de Estado e de Governo presentes na abertura da COP25 recorreram ao mesmo argumento para sensibilizar colegas mais relutantes. ;Se não fizermos o processo de transformação necessário, o ano de 2030 será o ponto de não retorno e nosso planeta se tornará mais difícil e mais hostil. Como vamos explicar isso a nossos seres amados mais jovens? Como explico a meu filho de 6 anos?;, questionou o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado.
Milhões de jovens têm participado de passeatas nos últimos meses, seguindo o exemplo da sueca Greta Thunberg, que, durante mais de um ano, fez greve diante de sua escola todas as sextas-feiras para exigir ações contra a mudança climática. Greta deve estar presente na grande marcha a favor do clima prevista para hoje, em Madri. A expectativa é de que milhares de ativistas participem do protesto que tem como lema ;O mundo acordou para a emergência climática;.