[FOTO1]
O futuro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Câmara dos Representantes deverá ser decidido até o Natal. Nancy Pelosi, líder da Casa, determinou ontem a Jerry Nadler, chefe do Comitê Judiciário, que redija as acusações do processo de impeachment do republicano. ;Infelizmente, mas com confiança e humildade, com lealdade aos nossos fundadores e um coração cheio de amor pelos Estados Unidos, hoje estou pedindo ao nosso presidente (do Comitê Judiciário que proceda com a redação dos artigos de impeachment;, declarou a democrata.
De acordo com Pelosi, Trump ;abusou do poder em benefício político próprio; e suas ações ;violaram gravemente a Constituição;. ;Nossa democracia é o que está em jogo. O presidente não nos deixa escolha a não ser agir, pois ele tenta corromper, uma vez mais, a eleição em benefício próprio. O presidente se envolveu em abuso de poder, minou nossa segurança nacional e comprometeu a integridade de nossas eleições. Essas ações são um desafio à visão de nossos fundadores e ao juramento de seu cargo para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos.; Apesar de Pelosi não ter enumerado os possíveis crimes cometidos por Trump, analistas creem que ele poderá ser acusado de suborno, abuso de poder, obstrução do Congresso e obstrução de Justiça.
Steve Cohen, congressista democrata membro do Comitê Judiciário, admitiu ontem que os artigos ;certamente; incluirão as acusações de abuso de poder e de obstrução do Congresso. Como a maioria dos membros da Câmara controlada pelos democratas expressou a intenção de apoiar o procedimento, Trump provavelmente se tornará o terceiro presidente da história dos EUA a ser levado a julgamento político pela Câmara de Representantes (leia a nota ao lado).
Trump seguiu a cartilha e despejou fúria por meio do Twitter. ;Os nada fazem e democratas radicais da esquerda acabam de anunciar que buscarão o meu impeachment sobre nada. Eles desistiram das ridículas ;coisas; de (Robert) Mueller (procurador especial), então agora penduram seus chapéus sobre duas ligações telefônicas totalmente apropriadas (perfeitas) com o presidente da Ucrânia (Volodimir Zelenski);, escreveu. ;Isso significa que além de importante e egoísta ato de impeachment será usado rotineiramente para atacar futuros presidentes. Não é isso que nossos fundadores tinham em mente. A boa coisa é que os republicanos JAMAIS estiveram tão unidos. Nós venceremos!”, acrescentou.
Desafio
O republicano desafiou o Senado a levar adiante o julgamento político, após uma provável aprovação do impeachment pela Câmara, controlada pelos democratas. ;Eles não têm um caso de impeachment e estão degradando nosso país. Mas nada importa para eles, eles ficaram loucos. Portanto, eu lhes digo, se vão me impugnar, façam-no agora, rápido, de forma que tenhamos um julgamento rápido no Senado e nosso país possa voltar a trabalhar;, declarou Trump. No entanto, Pelosi, a terceira autoridade dos Estados Unidos e a opositora mais poderosa, classificou os fatos expostos pela investigação do Comitê de Inteligência da Câmara como ;indiscutíveis;. ;Se permitirmos que um presidente esteja acima da lei, certamente colocaremos nossa república sob risco.;
Líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell acusou Pelosi de fazer um discurso para avançar em seu processo de impeachment ;apressado e partidário;. ;Ela não deu nem uma palavra sobre a notável legislação de que o povo americano realmente precisa. Nada sobre o USMCA (acordo de livre-comércio entre Estados Unidos, México e Canadá), nada sobre a Lei de Autorização de Defesa Nacional, ou sobre o financiamento de nossas forças armadas;, criticou. Na véspera, McConnell tinha afirmado que os democratas tinham ;obsessão; pelo impeachment. Por sua vez, o líder da minoria republicana na Câmara, Kevin McCarthy, advertiu que os EUA estão ;mais fracos; pelo fato de os democratas terem colocado o julgamento político à frente ;de todas as outras coisas que o povo americano deseja;.
Para o democrata Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, o anúncio de Pelosi é um ;marco significativo;. ;Foi tomada a decisão de apresentar os artigos (de impeachment) ante o comitê. Obviamente, teremos muitas discussões sobre como levar em conta esses artigos;, comentou. Na segunda-feira, o Comitê Judiciário da Câmara sediará a próxima audiência de impeachment, cinco dias depois de três especialistas em direito constitucional terem defendido a existência de bases sólidas para um processo contra Trump.
"Infelizmente, mas com confiança e humildade, com lealdade aos nossos fundadores e um coração cheio de amor pelos Estados Unidos, hoje estou pedindo ao nosso presidente (do Comitê Judicial
da Câmara de Representantes, Jerry Nadler) que proceda com a redação dos artigos de impeachment;
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
TUITADAS
;A boa coisa é que os republicanos JAMAIS estiveram tão unidos. Nós venceremos!”
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos