Jornal Correio Braziliense

Mundo

Campanha suspensa

O Partido Conservador (governista) e a oposição trabalhista cancelaram os eventos previstos para a noite de ontem na campanha para a eleição legislativa antecipada do próximo dia 12, em resposta ao ataque com faca na London Bridge. O primeiro-ministro Boris Johnson interrompeu as atividades de que participava no distrito pelo qual é deputado, na capital britânica, e retornou para a residência oficial, na Downing Street, onde encabeçou uma reunião do gabinete de emergência.

;Este país jamais será encurralado, intimidado ou dividido por esse tipo de ataque;, afirmou Johnson. ;Nossos valores, os valores britânicos, sempre prevalecerão.; Assim como o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, o premiê elogiou a coragem dos cidadãos que interceptaram o agressor e o imobilizaram até a chegada dos policiais. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, muçulmano filho de imigrantes paquistaneses, exaltou ;o heroísmo de tirar o fôlego; dos civis, que ;enfrentaram o perigo sem ter conhecimento do que iam confrontar;.

Antes da disputa eleitoral, o Reino Unido vai sediar, nos dias 3 e 4, uma reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado e amigo de Boris Johnson, confirmou presença no encontro. ;Os EUA condenam fortemente qualquer tipo de violência horrível contra inocentes, e garantimos todo o nosso apoio ao nosso aliado;, declarou um porta-voz da Casa Branca.

Em nome da União Europeia, o novo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que ;a luta contra o terrorismo é uma batalha comum;.