Jornal Correio Braziliense

Mundo

Príncipe Andrew em apuros

[FOTO1]
O escândalo sexual que envolveu o bilionário americano Jef-frey Epstein pode levar o príncipe Andrew, terceiro filho da rainha Elizabeth II e oitavo na linha sucessória ao trono britânico, aos tribunais. Amigo de Epstein, que se matou na prisão, Andrew, 59 anos, está sob pressão dos advogados das supostas vítimas para depor como testemunha sobre o que sabia a respeito dos crimes de pedofilia atribuídos ao empresário, que acabaram por respingar na monarquia britânica.

Por conta de seus laços com Epstein, o duque de York, que já foi apontado pela mídia como o filho favorito de Elizabeth II, teve que se aposentar das funções oficiais. O anúncio, na quarta-feira, ocorreu dias após uma entrevista concedida por Andrew ao canal BBC e considerada ;desastrosa; por analistas.

;Acreditamos que ninguém está acima da lei e que toda pessoa deve responder a perguntas, se tiver informações pertinentes. E, claramente, ele (o príncipe Andrew) tem informações relevantes;, declarou, ontem, a advogada Lisa Bloom à BBC Radio 4. ;Sabemos que o príncipe Andrew teve vários contatos com Jeffrey Epstein e Ghislaine Maxwell (acusada de ;recrutar; as vítimas) e pensamos que qualquer um que interagiu com eles deveria falar não apenas com as forças de segurança, mas também com os advogados das vítimas, pessoas como eu;, assinalou a representante de cinco supostas vítimas de Epstein.

Na noite de quarta-feira, a também advogada Gloria Allred afirmou que o príncipe deveria entrar em contato ; ;sem condições e sem demora; ; com as autoridades americanas. Antes mesmo de uma possível convocação.

Desde que o escândalo veio à tona, Andrew, herói da Guerra das Malvinas (1982), na qual lutou aos 22 anos como piloto de helicóptero, vem sendo ;destronado;. No passado, ele havia sido alvo de manchetes pouco lisonjeiras, seja pelo estilo de vida, comparado a de um playboy, seja por relacionamentos conturbados. Agora, porém, a situação é muito mais grave e delicada. Abandonado por muitas empresas e universidades com as quais colaborava, o duque afirmou que está ;pronto para ajudar; na investigação do caso.

Repercussão
Ontem, o escândalo foi intensamente explorada pelos jornais britânicos, sobretudo os tabloides. ;Sinto muito, mamãe;, ironizou o Daily Mirror, que publicou foto do príncipe em um carro, após encontro com a rainha Elizabeth II no Palácio de Bucking-ham. ;O duque se aposenta depois de conversas de crise com a rainha;, afirmou o Times. ;Pária;, assinalou a manchete do tabloide Daily Mail.

Dan Wootton, colunista do Sun, comentou que a aposentadoria da vida pública é ;apenas o início dos problemas; do duque. Convencido de que, a partir de agora, será impossível para o príncipe retomar os deveres reais, Wootton classificou a situação ;uma lição para os jovens membros da família real para que permaneçam presos à realidade e aos assuntos públicos;.

A crise chegou ao Palácio de Buckingham em agosto, após a publicação de documentos judiciais, nos quais Virginia Roberts relatava que, forçada por Epstein, manteve relações sexuais com o príncipe em três ocasiões, quando tinha 17 anos.