Segunda-feira, 28
Berço do sapiens
O lar ancestral do homem moderno acaba de ser localizado: o Deserto de Kalahari, no norte da atual Botsuana. Ele surgiu no local há 200 mil anos e permaneceu 70 mil anos, antes de se dispersar pelo mundo, segundo um artigo publicado na Nature on-line. A equipe de pesquisadores baseou seu trabalho na genealogia genética, que permite rastrear os modelos de migração. O grupo analisou 200 genomas mitocondriais, marcadores genéticos da genealogia materna, extraídos de populações que atualmente vivem na Namíbia e na África do Sul, uma região da África há muito considerada um dos berços do homem moderno. Os testes de DNA revelaram a rara presença da linhagem genética materna mais antiga, chamada L0, que ainda é conservada nessas populações. Ao comparar os genomas, os pesquisadores conseguiram isolar um ancestral comum que era um khoisan, um povo caçador-coletor que existe ainda hoje (foto). Segundo o estudo, todos os homens que
vivem atualmente na África e fora da África compartilham o mesmo ancestral.
Terça-feira, 29
Tecnologia visualiza perda de gelo
Um novo processo 3D, que envolve fotos aéreas antigas e imagens modernas feitas por drones, lançou luz sobre a perda acelerada de gelo de algumas das maiores geleiras da Islândia. A técnica permitiu a pesquisadores da Universidade de Dundee documentar a dramática perda de gelo em um grupo de geleiras no lado sul de Vatnaj;kull, uma das maiores calotas polares da Europa. As imagens obtidas por mapeamento aéreo foram modeladas com um software de fotogrametria. A calota de gelo de Vatnaj;kull, que cobre uma área de 7,7 mil quilômetros quadrados, diminuiu cerca de 20m nos últimos 30 anos (foto). A altura das geleiras de saída retratadas nas comparações de imagens reduziu ainda mais, de 100m a 150m em algumas áreas, durante esse período.
Quarta-feira, 30
Terapia genética para fibrose cística
Uma nova terapia com um fármaco triplo que ataca as causas genéticas da fibrose cística demonstrou elevada efetividade no tratamento da doença, informaram os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os dois testes examinaram a quantidade de ar que os pacientes conseguiam expulsar com a respiração forçada, um marcador da progressão do transtorno. No primeiro, os níveis médios aumentaram 13,8% em comparação com um placebo, enquanto no segundo os níveis médios aumentaram 10% em comparação com uma combinação de medicamentos tradicionais. A nova terapia se dirige à mutação mais comum do gene CFTR, a Phe508del, que representa cerca de 90% dos casos.
Mãe aos 67
Uma mulher de 67 anos deu à luz uma menina no leste da China e afirma ser a chinesa mais velha a ter um bebê após uma gravidez natural. A mulher, identificada como Tian, teve sua filha por cesariana na província de Shandong, segundo a imprensa local. De acordo com o jornal Global Times, a bebê foi chamada de Tianci, que significa ;presente do céu; em chinês. Se for confirmado que a gravidez de Tian foi natural, seria um recorde mundial. Segundo o livro do Guinness, a mulher mais velha a dar à luz uma criança naturalmente concebida é uma britânica, em 1997, quando tinha 59 anos. Com a ajuda da fertilização in vitro, o recorde mundial é de uma espanhola, María del Carmen Bousada Lara, que teve gêmeos em 2006, quando estava prestes a comemorar seus 67 anos. Ela morreu de câncer dois anos depois.
Quinta-feira, 31
Novidades em Galápagos
O Parque Nacional Galápagos (PNG), no Equador, anunciou a identificação de duas novas espécies de lagartixas nessa reserva natural, localizada a 1 mil km da costa equatoriana e conhecida por ter inspirado Darwin nas suas teorias sobre evolução. As duas espécies de pequenos lagartos foram descobertas na Ilha Isabela. O exemplar nomeado Phyllodactylus andysabini foi encontrado no sopé do Vulcão Wolf, enquanto o outro, Phyllodactylus simpsoni, no Vulcão Darwin, mas se espalhou por toda a ilha e, inclusive, alcançou a vizinha Fernandina. ;É certamente o arquipélago mais estudado em todo o mundo, mas continua surpreendendo com novas descobertas a cada dia; expressou Jorge Carrión, diretor do PNG.