Jornal Correio Braziliense

Mundo

Eventos cancelados

O Chile cancelou um encontro de líderes do Fórum de Cooperação da Ásia Pacífico (Apec) e da cúpula mundial do clima da ONU COP25, que seriam celebrados em Santiago em poucas semanas, em meio a uma convulsão social no país mais estável da América Latina. O presidente Sebastián Piñera anunciou o cancelamento dos dois eventos, que vinham sendo organizados há meses e tinham o Chile como vitrine, para se dedicar à restituição da ordem pública depois de 12 dias de protestos. No entanto, a ministra dos Esportes, Cecilia Pérez, confirmou que Santiago sediará a final única da Copa Libertadores-2019, disputada por Flamengo e River Plate, em 23 de novembro no Estádio Nacional.

Piñera explicou que a prioridade será impulsionar uma agenda social que responda às demandas por melhor distribuição da riqueza em um país que exibe um modelo econômico de ampla abertura aos mercados. ;Nosso governo, com profunda dor, porque essa é uma dor para o Chile, resolveu não realizar a cúpula da Apec (...) e tampouco a cúpula da COP25;, declarou o presidente.

A Apec, que ocorreria entre 16 e 17 de novembro em Santiago, seria cenário para China e Estados Unidos assinarem um acordo para pôr fim à guerra tarifária. A presença dos presidentes americano, Donald Trump, e chinês, Xi Jinping, estavam confirmadas. Para a COP25, prevista para entre 2 e 13 de dezembro, se esperava em Santiago cerca de 25 mil delegados, além da ativista sueca Greta Thunberg.