Segunda-feira, 21
Hormônio associado ao autismo
Um estudo sugere que a alopregnanolona, um dos muitos hormônios produzidos pela placenta durante a gravidez, é tão essencial para o desenvolvimento normal do cérebro fetal que, quando a provisão desse hormônio diminui ou para abruptamente ; como ocorre com o nascimento prematuro ;, a descendência tem risco ampliado de apresentar comportamentos semelhantes ao autismo. A descoberta foi apresentada pelo Hospital Nacional da Criança dos EUA na reunião anual de Neurociência 2019. A produção de alopregnanolona aumenta no segundo trimestre da gravidez, e os níveis do neurosteroide atingem o pico à medida que os fetos se aproximam do nascimento. Os pesquisadores sugerem que sejam medidas as taxas do hormônio ao longo da gestação para poder incentivar a sua produção em casos de deficiência.
Terça-feira, 22 (Foto)
Riscos diferem por sexo
As pessoas que carregam quantidades pouco saudáveis de peso não têm de se preocupar apenas com doenças cardíacas e diabetes. A obesidade está implicada em dois terços das principais causas de morte por doenças não transmissíveis em todo o mundo, e o risco de certas doenças difere para homens e mulheres, alerta um estudo da Universidade de Oxford publicado na PLOS Genetics. A lista completa inclui doença arterial coronariana, diabetes tipo 1 e 2, derrame, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, doença hepática gordurosa não alcoólica, doença hepática crônica e insuficiência renal. Enquanto a obesidade causa diabetes tipo 2 em mulheres e homens, as mulheres experimentam um risco maior de diabetes tipo 2 em comparação aos homens, enquanto eles enfrentam um risco maior de doença pulmonar obstrutiva crônica e de falência renal.
Quarta-feira, 23
Ás do volante
Cientistas americanos treinaram um grupo de ratos para que aprendessem a dirigir miniveículos em troca de cereais e afirmam que os resultados mostram que dirigir reduziu o nível de estresse desses animais. O estudo mostra não apenas o quão sofisticado é o cérebro dos ratos, mas que também podem ajudar a criar alternativas não farmacêuticas para tratar doenças mentais, disse sua principal autora, Kelly Lambert, da Universidade de Richmond. A equipe modificou um carro robô e colocou uma plataforma de alumínio ao fundo de uma espécie de cabine de motorista. Um cabo de cobre foi posto de forma horizontal, atravessando a cabine e formando três barras: esquerda, central e direita. Quando um rato se situava na plataforma de alumínio e tocava o cabo, o circuito se completava, e o automóvel se movia na direção selecionada.
Quinta-feira, 24
Contadores inatos
Os bebês que estão a anos de serem capazes de dizer ;um;, ;dois; e ;três; já sabem o que significa contar, descobriram pesquisadores da Universidade Johns Hopkins. Segundo os cientistas, muito cedo, anos antes do que se pensava, os bebês que ouvem a contagem percebem que se trata de quantidade. ;Pesquisas como a nossa mostram que os bebês realmente têm uma compreensão bastante sofisticada do mundo. Eles já estão tentando entender o que os adultos ao seu redor estão dizendo, e isso inclui esse domínio de contagem e números;, disseram os autores da pesquisa, publicada na Developmental Science.
Sexta-feira, 25
Fibras contra câncer de pulmão
Uma dieta rica em fibras e iogurte está associada a um risco reduzido de câncer de pulmão, de acordo com estudo do Centro Médico da Universidade Vanderbilt publicado na JAMA Oncology. Os benefícios dessa dieta já foram estabelecidos para doenças cardiovasculares e câncer gastrointestinal. As novas descobertas, baseadas na análise de dados de estudos envolvendo 1,4 milhão de adultos nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, sugerem que esse regime alimentar também pode proteger contra o câncer de pulmão. Os participantes foram divididos em cinco grupos, de acordo com a quantidade de fibra e iogurte consumida. Aqueles com maior consumo tiveram risco de câncer de pulmão reduzido em 33% em comparação ao grupo que não consumiu iogurte e consumiu a menor quantidade de fibra.