"Quero crer que um acordo está prestes a ser concluído", declarou Macron, em uma entrevista coletiva com Merkel, em Toulouse, no sudoeste da França.
"Acredito cada vez mais que conseguiremos este acordo", afirmou a chanceler alemã, acrescentando que "estamos no sprint final".
"Os retornos que temos são positivos", continuou o presidente francês, ressaltando "a esperança e a vontade" dos dirigentes europeus para "endossar um acordo" durante o Conselho.
Na véspera desta cúpula crucial, continuam em Bruxelas as maratônicas discussões para tentar fechar um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), prevista para 31 de outubro.
Merkel e Macron agradeceram a Michel Barnier por seu trabalho como negociador da UE, elogiando-o por ter "conseguido manter a unidade" dos europeus desde o início destas longas negociações.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considerou que "as bases de um acordo" sobre o Brexit já estão "preparadas" e podem ser concretizadas nas próximas horas.
Ao fazer um balanço sobre o progresso das discussões, Barnier advertiu, porém, que ainda "restam problemas importantes para resolver".
Hoje, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou no Conselho de Ministros que há "chance de obter um bom acordo", mas que ambas as partes "ainda não estão" neste ponto, completou Downing Street.