Jornal Correio Braziliense

Mundo

Em alerta após tufão e terremoto

A passagem do tufão Hagibis e, logo em seguida, o registro de um terremoto de magnitude 5,7 trouxeram tensão ao fim de semana prolongado japonês ; amanhã é feriado no país. No início da tarde de ontem, precedido por chuvas torrenciais e fortes ventos, o tufão tocou o solo do país causando ao menos duas mortes e deixando mais de 80 feridos.

Autoridades recomendaram que 7,3 milhões de pessoas deixassem suas casas. No fim do dia, quando milhares já estavam em abrigos, o terremoto abalou a região de Tóquio. Segundo a emissora de televisão NHK, a atividade de trens de alta velocidade foram suspensas e companhias aéreas cancelaram 1.669 voos domésticos e 260, internacionais.

Empresas não abriram as portas, incluindo os dois parques de diversões da Disney em Tóquio. Os organizadores do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Suzuka, a pouco mais de 350km da capital, cancelaram a programação de ontem. A Agência Meteorológica do Japão espera, para a madrugada de hoje, ;ventos brutais e um mar violento;, além de fortes chuvas.

No mês passado, a região de Tóquio foi atingida pelo tufão Faxai, com rajadas superiores a 200 km/h. À época, o governo foi fortemente criticado pela forma como conduziu o problema. Desta vez, a ordem é para que sejam ;tomadas todas as medidas possíveis para garantir a segurança do povo;, segundo o porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga.