Jornal Correio Braziliense

Mundo

Manifestação pelo clima reúne cerca de 100 mil na Suíça

Os manifestantes, que se reuniram em frente à sede do governo e do parlamento, pediram justiça climática, uma política climática coerente e o abandono da dependência de carvão, petróleo e gás


Cerca de 100 mil pessoas se reuniram em Berna, capital da Suíça, para sinalizar para os políticos locais a importância que se deve dar para a mudança climática, a três semanas das eleições gerais no país.

A manifestação deste sábado, convocada pela Aliança climática suíça, formada por 80 entidades, superou as expectativas dos idealizadores do encontro.

"Trata-se de uma das maiores manifestações organizadas nos últimos anos na cidade de Berna", disse Dominik J;ggi, porta-voz da polícia local, que não forneceu um número exato de participantes que, segundo os organizadores, seriam 100 mil.

Os manifestantes, que se reuniram em frente à sede do governo e do parlamento, pediram justiça climática, uma política climática coerente e o abandono da dependência de carvão, petróleo e gás.

Na Suíça, um pequeno país alpino de 8,5 milhões de habitantes, várias marchas pelo clima foram organizadas nos últimos meses e as mudanças climáticas se tornaram um dos assuntos que mais preocupam os cidadãos locais.