Agência France-Presse
postado em 25/09/2019 13:55
A Mattel anunciou nesta quarta-feira (25/9) uma linha inclusiva de bonecas, em uma tentativa de atender a crianças à procura de brinquedos que não sejam "ditados pelas imposições de gênero", afirmou o vice-presidente da companhia. A nova linha, chamada "Mundo Criável" ("Creatable World"), inclui seis bonecas de vários tons de pele, com opções para customizar o tamanho do cabelo e uma gama de sapatos e roupas.
"Brinquedos são uma reflexão da cultura, e conforme o mundo continua a celebrar o impacto positivo da inclusão, sentimos que estava na hora de criar uma linha de bonecas livre de rótulos", explicou Kim Culmone, vice-presidente da Mattel Fashion Doll Design, em nota.
"Nas pesquisas, soubemos que as crianças não querem que seus brinquedos sejam definidos por imposições de gênero", disse Culmone.
"Essa linha permite que as crianças se expressem livremente".
Há anos a Mattel busca diversificar seus produtos, especialmente no caso da icônica Barbie - que desde 2016 ganhou as versões "curvilínea", "pequena" e "alta".
A mudança levou a Barbie a registrar sete trimestres consecutivos de crescimento, contrastando com muitos produtos da Mattel, que enfrentam predomínio dos games nos desejos das crianças.
Ontem, as fabricantes de brinquedos francesas assinaram um acordo para dar fim a estereótipos de gênero de jogos e e brinquedos - que o governo acusa de afastarem mulheres de carreiras nas ciências e na área de Exatas.