Um crocodilo pré-histórico que viveu cerca de 180 milhões de anos atrás foi identificado quase 250 anos após a descoberta dos restos fósseis. O crânio, encontrado em uma cidade da Baviera na década de 1770, foi reconhecido como a espécie agora extinta Mystriosaurus laurillardi, que viveu em águas tropicais durante o período jurássico.
Nos últimos 60 anos, pensou-se que o animal fosse parte de uma espécie semelhante, conhecida como Steneosaurus bollensis, que existia na mesma época. Agora, analisando fósseis desenterrados no Reino Unido e na Alemanha, paleontólogos fizeram a identificação correta. A equipe também revelou que outro crânio, descoberto em Yorkshire no século 19, pertence ao Mystriosaurus laurillardi.
O predador marinho, que tinha mais de 4m de comprimento, tinha um focinho longo, dentes pontudos e caçava peixes. Vivia em mares quentes ao lado de outros animais, incluindo amonites e grandes répteis marinhos, os ictiossauros. A descoberta dos fósseis na atual Alemanha e no Reino Unido mostra que as espécies podiam nadar facilmente entre as ilhas, como os crocodilos modernos de água salgada o fazem, dizem os pesquisadores.
;É necessário desvendar a complexa história e anatomia de fósseis como o Mystriosaurus para entendermos a diversificação de crocodilos durante o jurássico. O aumento da biodiversidade entre 200 e 180 milhões de anos atrás ainda é pouco conhecido;, destaca Mark Young, da Escola de Geociência da Universidade de Edimburgo e um dos autores do estudo.