Kelly Craft, de 57 anos, atuava como embaixadora no Canadá, onde participou das negociações para um novo acordo comercial entre este país, México e Estados Unidos.
A diplomata passou sem falar com os jornalistas na sede da ONU, em Nova York, negando-se a responder perguntas. Seguiu para uma reunião com o secretário-geral da organização, António Guterres.
Haley surgiu como uma voz forte da política externa americana sob o governo do presidente Donald Trump. Depois de sua renúncia, no final do ano passado, o cargo foi ocupado por seu número dois, o embaixador Jonathan Cohen.
Kelly é casada com Joe Craft, presidente-executivo de uma companhia de carvão, que contribuiu com doações e arrecadou recursos para a campanha de Trump em 2016, assim como para as celebrações da posse do republicano.
Durante uma audiência de confirmação do Senado em junho, ela se comprometeu a não ser um obstáculo para a diplomacia sobre o clima e disse que vai se abster nas discussões relacionadas ao carvão.
Espera-se que a Assembleia Geral anual da ONU se inicie em 23 de setembro com uma cúpula sobre mudança climática com líderes mundiais.
Os Estados Unidos são o principal contribuinte financeiro das Nações Unidas, pagando 25% dos custos das operações de manutenção de paz e 22% de seus gastos operacionais.