Jornal Correio Braziliense

Mundo

Excesso de peso também afina o cérebro


O cérebro também não escapa da obesidade. Neurologistas da Universidade de Miami, nos EUA, identificaram associação entre alto índice de massa corporal (IMC) e afinamento acelerado do córtex, o que pode comprometer processamentos complexos, como atenção e percepção, e aumentar o risco de surgimento de Alzheimer.

Tatjana Rundek, autora do estudo, divulgado em julho no jornal Neurology, explica que, naturalmente, o córtex perde de 0,01 a 0,10 milímetro (mm) de espessura por década. Ao acompanhar 1.289 idosos por seis anos, ela e a equipe identificaram um processo diferente.

Nos voluntários com sobrepeso, cada aumento de unidade no IMC foi associado a um córtex mais fino de 0,098mm. Nos obesos, de 0,207mm. ;Isso indica que estar acima do peso ou obeso pode acelerar o envelhecimento do cérebro em pelo menos uma década;, frisa Tatjana. Os participantes tinham em média 64 anos e foram submetidos à ressonância magnética no início e no fim da pesquisa.

Para a autora, o estudo reforça a necessidade de estar atento ao peso corporal por toda a vida. ;Os resultados são empolgantes porque aumentam a possibilidade de, com a perda de peso, as pessoas evitarem o envelhecimento do cérebro e, potencialmente, os problemas de memória.;