; Segunda-feira, 19
Planeta gigante ao redor de Beta Pictoris
Astrônomos detectaram um novo planeta gigante ao redor da jovem estrela Beta Pictoris, que brilha a 63,4 anos-luz da Terra. A descoberta foi relatada na revista Nature Astronomy. ;Trata-se de um planeta gigante de mais ou menos 3 mil vezes a massa da Terra, 2,7 vezes mais longe de sua estrela do que a Terra (é) do Sol;, explicou Anne-Marie Lagrange, pesquisadora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) no Instituto de Planetologia e de Astrofísica de Grenoble, principal autora do estudo. Visível a olho nu e há tempos conhecida por sua rotação rápida, a estrela Beta Pictoris se tornou conhecida nos anos 1980, quando proporcionou aos astrônomos a primeira imagem de um disco de poeira e de gás ao redor de uma estrela. Esses elementos são o vestígio da nuvem primitiva que levou a seu nascimento.
; Terça-feira, 20
Para salvar o habitat dos coalas
Em um artigo publicado na revista Animal Microbiome, pesquisadores da Austrália indicam um caminho para salvar os coalas, vulneráveis à perda de seu habitat, especialmente por seus estritos hábitos alimentares, com a ingestão de seus próprios excrementos. Uma equipe de especialistas utilizou comprimidos fecais ingeridos por via oral para alterar os micro-organismos do intestino desses marsupiais, o que lhes permitiu comer uma gama mais ampla de eucaliptos. Principal autora do estudo, Michaela Blyton, da Faculdade de Química e Biociências Moleculares da Universidade de Queensland, disse que a ideia surgiu após uma devastadora queda da população de coalas em Cape Otway, Victoria. ;O estudo é uma demonstração conceitual para o uso do material fecal em cápsulas para introduzir e estabelecer, com sucesso, novos micróbios nos intestinos dos coalas;, afirmou.
; Quarta-feira, 21
Ômega 3 não protege contra diabetes 2
Gorduras do tipo ômega-3, conhecidas como óleo de peixe, têm pouco ou nenhum efeito sobre o risco de se desenvolver diabetes 2, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de East Anglia. O aumento do consumo desse lipídio é amplamente divulgado devido a uma crença comum de que ele protegerá ou até reverterá condições metabólicas. Mas a revisão sistemática, encomendada pela Organização Mundial da Saúde e publicada no British Medical Journal, revela que os suplementos não oferecem benefícios. O estudo foi feito com mais de 58 mil participantes dos quatro continentes, com dados referentes a cinco décadas de acompanhamento.
; Quinta-feira, 22
Fedor embarca para o espaço
Fedor, o primeiro robô humanoide da Rússia, embarcou animado para uma viagem espacial. ;Vamos! Vamos!”, repetiu, em russo, no momento da decolagem, recordando a famosa expressão de Yuri Gagarin durante a primeira viagem espacial do homem em 1961. Fedor, que tem o número de identificação Skybot F850, deve permanecer até 7 de setembro na Estação Espacial Internacional (ISS). Ele decolou às 6h38 de Moscou (0h38 de Brasília), a bordo de um foguete Soyouz, lançado da base russa de Baikonur, no Cazaquistão. Antes dele, o robô humanoide americano Robonaut 2 foi enviado ao espaço pela Nasa, em 2011. Dois anos depois, o japonês Kirobo seguiu viagem.