Diante do aumento da tensão na região, a Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos e principal rival regional de Teerã, anunciou que, pela primeira vez desde 2003, as forças americanas tomarão posições em seu território. ;O rei Salmán aprovou o acolhimento das forças dos Estados Unidos para aumentar o nível mútuo de cooperação para preservar a segurança da região e sua estabilidade e garantir a paz;, declarou o Ministério da Defesa saudita.
Em comunicado, o Pentágono informou que o envio das tropas terá ;um efeito suplementar de dissuasão e fortalecerá nossa capacidade de defender nossas tropas e nossos interesses na região contra ameaças emergentes e confiáveis;. Segundo o Departamento de Defesa americano, também haverá ;patrulhas; vigiando o Estreito de Ormuz.
Riad acolheu forças americanas durante 12 anos a partir da Operação Tempestade do Deserto, na Primeira Guerra do Golfo, em 1991, quando o Iraque invadiu o Kuwait, e até o fim de 2003, quando Sadam Hussein foi derrubado. Na base do Príncipe Sultão, a 80 quilômetros ao sul da capital, os EUA chegaram a ter 200 aparelhos aéreos.