Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (2) que analisam a adoção de tarifas totalizando 4 bilhões de dólares sobre um leque de produtos europeus, de queijo parmesão a whisky irlandês e escocês, em resposta a subsídios da União Europeia (UE) ao setor aeronáutico.
O gabinete do Representante Comercial dos Estados Unidos publicou uma lista de produtos que poderão ser alvo de tarifas, que se somariam aos artigos totalizando 21 bilhões de dólares anunciados em abril.
"Hoje o gabinete do Representante Comercial dos Estados Unidos está emitindo publicamente uma lista suplementar de produtos que potencialmente poderão ser objeto de tarifas adicionais".
A lista analisada inclui 89 produtos, como salsichas, presuntos, massas, azeitonas e diversos tipos de queijo, que serão taxados devido aos "subsídios da UE a grandes aeronaves comerciais", destaca o comunicado.
Por mais de 14 anos, Washington e Bruxelas têm se acusado mutuamente de subsidiar os gigantes da aviação Airbus e Boeing, em uma disputa prévia ao governo do presidente Donald Trump.
O anúncio ocorre após Estados Unidos e China acertarem, no sábado, uma trégua em sua guerra comercial, caracterizada pela imposição mútua de tarifas totalizando centenas de bilhões de dólares.