Osaka - O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou neste sábado (29/6) que Moscou e Washington solicitaram aos respectivos ministros das Relações Exteriores o início de "consultas" sobre a prorrogação do tratado nuclear START.
"Mas ainda não podemos dizer se isto resultará na prorrogação", declarou, a respeito do importante tratado de controle de armas nucleares estratégicas, que expira em 2021.
"Foi um bom encontro bilateral, muito pragmático", disse Putin sobre a reunião com o presidente americano, Donald Trump, durante a reunião do G20 em Osaka (Japão).
O tratado bilateral de redução das armas estratégicas, cujo capítulo mais recente, chamado "New START", foi assinado em 2010, mantém os arsenais nucleares russo e americano abaixo do nível da Guerra Fria.
O tratado expira em 2021, em um momento de elevada tensão entre as duas grandes potências nucleares.
Rússia e Estados Unidos suspenderam este ano sua participação no tratado de desarmamento nuclear INF sobre armas de médio alcance (de 500 a 5.500 km), assinado durante a Guerra Fria, com uma troca de acusações de desrespeito ao texto.
O encontro cordial entre Putin e Trump em Osaka teve grande repercussão devido às piadas do presidente americano sobre temas sensíveis nos Estados Unidos, como a interferência russa nas eleições americanas e as "fake news".