Jornal Correio Braziliense

Mundo

Curtas 13

FAMÍLIA REAL BRITÂNICA
;Prazer, eu sou Archie;

O príncipe Harry e a sua esposa, Meghan, duquesa de Sussex, divulgaram ontem uma foto inédita do rosto do filho. Na imagem, Archie Mountbatten-Windsor ; hoje com seis semanas de vida ; aparece segurando um dedo de Harry. ;Feliz Dia dos Pais! E um desejo de um muito especial primeiro Dia dos Pais para o Duque de Sussex!”, afirma o post no Instagram. Até o fechamento desta edição, a publicação tinha sido curtida por 1,8 milhão de pessoas e comentada por 28,6 mil. Archie é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico ocupado por sua bisavó Elizabeth II.


EUA-MÉXICO
Detidos 782 imigrantes

Um total de 782 imigrantes ilegais centro-americanos, entre eles 368 crianças menores de oito anos, foram detidos no estado mexicano de Veracruz, informaram as autoridades locais. As detenções ocorreram no sábado, em dois locais, quando os imigrantes eram levados escondidos em quatro traillers, esclareceu o Instituto Nacional de Migração. Entre as crianças apreendidas, 270 têm entre seis e sete anos e 98 são menores de cinco anos, segundo uma fonte local. Uma outra fonte do governo garantiu que seis supostos traficantes de pessoas foram capturados. O grupo de imigrantes, formado por salvadorenhos, guatemaltecos e hondurenhos, foi transferido para postos de migração da região.


TENSÃO NO GOLFO
Mais acusações ao Irã

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, acusou o Irã de ter atacado navios-petroleiros e derrubado um drone americano, e prometeu que seu país garantirá a livre navegação no Estreito de Ormuz, uma via chave para o petróleo. Em entrevista à rede CBS, Pompeo confirmou que um drone MQ-9 Reaper dos Estados Unidos caiu em 6 de junho devido ao impacto de um míssil disparado do Iêmen, e que, segundo avaliações, tal ataque teria sido realizado com a ajuda do Irã. O chefe da diplomacia de Washington não comentou que opções os Estados Unidos estão considerando para proteger o transporte marítimo ou para punir o Irã após os ataques desta semana aos petroleiros no Golfo de Omã, mas reiterou que o presidente Donald Trump não busca uma guerra com aquele país.



COLINAS DO GOLÃ
Homenagem a Trump

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (foto), inaugurou um assentamento judaico na parte das Colinas do Golã anexada e ocupada por Israel, batizada de Ramat Trump (;Colina Trump;, em hebraico) em homenagem ao presidente dos Estados Unidos. Em 25 de março, Donald Trump reconheceu a soberania de Israel sobre a parte das Colinas do Golã que o Estado judeu tomou da Síria durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e anexou em 1981. ;O Golã é israelense e sempre será;, declarou Netanyahu, depois de descrever Trump como ;;um grande amigo de Israel, que tomou decisões nunca antes tomadas;. Em torno de uma grande mesa, o Conselho de Ministros se reuniu excepcionalmente em uma tenda no norte das Colinas de Golã e, na presença do embaixador americano, David Friedman, votou para batizar de ;Ramat Trump; o assentamento, que será construído em uma localidade habitada atualmente por quatro famílias de colonos.


SUDÃO
Forca para repressores

O número dois do Conselho Militar de Transição no Sudão prometeu enforcar os autores da repressão ao protesto popular em Cartum, que deixou dezenas de mortos e provocou indignação internacional. ;Trabalhamos duro para enviar à forca aqueles que fizeram isso;, disse o temido general Mohamed Hamdan Daglo, apontando contra ;toda pessoa que cometeu um erro ou um abuso;, em discurso transmitido pela televisão pública. Na última quinta-feira, o Conselho Militar no poder no Sudão reconheceu pela primeira vez ter ordenado a dispersão dos manifestantes que participavam de um protesto em 3 de junho, diante da sede do exército em Cartum, que deixou mais de 100 mortos. O ex-presidente Omar Al-Bashir, deposto do poder pelos militares, foi acusado formalmente de crimes de corrupção durante seu governo e de posse ilegal de moedas estrangeiras (cerca de US$ 113 milhões).