Jornal Correio Braziliense

Mundo

Palestinos e policiais israelenses se enfrentam na Esplanada das Mesquitas

A Esplanada das Mesquitas é o terceiro lugar santo do Islã

Palestinos e policiais israelenses se enfrentaram neste domingo (2/6) na Esplanada das Mesquitas, após a visita de nacionalistas judeus ao local, em um contexto de celebração, por parte de Israel, da tomada por seu Exército de Jerusalém Oriental.

A Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar santo do Islã e considerado um espaço sagrado também pelos judeus, fica em Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade ocupada desde 1967 por Israel, que foi anexada.

As forças israelenses controlam todos os seus acessos e entram nela em caso de distúrbios.

Os judeus estão autorizados a ir ao local em horários específicos, mas não podem orar ali, para evitar tensões.

Cerca de 1.200 nacionalistas judeus estavam no local, segundo o diretor da mesquita de Al Aqsa. A polícia israelense, que normalmente proíbe a entrada de judeus na esplanada durante os dez últimos dias do ramadã, desta vez autorizou excepcionalmente.

Isso provocou os fiéis palestinos, que se fecharam na mesquita de Al Aqsa, de onde lançaram pedras e cadeiras contra as forças de segurança, antes de serem dispersados, informou a polícia israelense em um comunicado.

Segundo o diretor da mesquita de Al Aqsa, Omar Kaswani, 45 pessoas ficaram feridas, uma delas em gravemente, e sete foram presas.

Neste domingo, os israelenses celebram o Dia de Jerusalém, que comemora a tomada da cidade por seu Exército, após a Guerra dos Seis Dias em 1967, da Cidade Velha, então sob controle jordano.