Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sem soluções padrões

A busca por soluções criativas é frequente nos ambientes de trabalho. Em busca de melhores resultados, chefes exigem que os funcionários fujam das soluções padrões. Pesquisadores alemães fizeram um experimento científico em busca da identificação das melhores estratégias a serem tomadas para agradar os superiores.

A ideia era observar voluntários em dilemas corriqueiros. ;Devo responder primeiro aos e-mails e, quando ficar chato, continuar trabalhando no conceito de uma nova campanha publicitária, ou o contrário? Era essa resposta que buscávamos;, ilustra, em comunicado, Alexander Brem, pesquisador da Universidade Friedrich-Alexander Nürnberg (FAU) e autor do estudo.

Participaram dos testes 233 voluntários, submetidos a um roteiro distinto. Todos tiveram que resolver problemas matemáticos simples e obter o máximo de palavras possíveis em um determinado conjunto de letras (tarefa criativa). Enquanto um grupo podia alternar as atividades quantas vezes quisessem, o outro precisava completar uma tarefa para iniciar a outra.

A primeira constatação foi de que não existe um modelo de trabalho universalmente aplicável. Dessa forma, o desafio de ter uma equipe com soluções criativas não é apenas dos funcionários. ;Os gerentes devem aprender a avaliar seus funcionários e suas equipes para que possam selecionar o modelo de trabalho mais conveniente. E devem avaliar, durante as entrevistas de emprego, se os futuros empregados seriam adequados para o modelo de trabalho da empresa;, defende Alexander Brem.

Impulsividade

A influência da impulsividade foi outro fator que chamou a atenção nos experimentos.;Pessoas impulsivas são mais criativas quando podem escolher como dividem seu tempo entre várias tarefas, o que significa que não precisam limitar sua impulsividade. Por outro lado, pessoas menos impulsivas demonstram o efeito oposto;, diz Alexander Brem. ;Esse resultado contradiz estudos anteriores que indicam que traços de personalidade, como afirmação e impulsividade, têm apenas uma influência limitada na produção criativa.;

Marcelo Minutti, coordenador do MBA em Marketing e Comunicação Digital do IESB, em Brasília, também ressalta como é forte a relação entre as duas características. ;A impulsividade está completamente ligada à criatividade, que é totalmente necessária para sair de uma atividade rotineira. Porém, temos que destacar que, quando você vai para o novo, o seu desempenho cairá porque aquilo que era constante e que você conhecia não será mais. Então, por isso, os gestores precisam saber em que área essa necessidade de inovação pode ser melhor aplicada, ou seja, a maneira mais indicada de lidar e aplicar essas características;, diz .(VS)