Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cranberries podem ajudar a evitar as superbactérias


Comer cranberries para evitar infecções, principalmente as urinárias, é comum em diversos países. Diante do hábito popular, pesquisadores do Canadá decidiram investigar o poder dessa frutinha sobre bactérias. Descobriram que o alimento tem potencial para combater um dos maiores problemas de saúde pública atual: os micro-organismos resistentes aos antibióticos.

Nathalie Tufenkji, professora de engenharia química da Universidade McGill, e colegas conduziram experimentos usando bactérias responsáveis por infecções do trato urinário, pneumonia e gastroenterite ; Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, respectivamente. A equipe constatou que, ao receberem moléculas derivadas de cranberries, esses micro-organismos responderam aos tratamentos de forma diferente: sucumbiam ao tratamento com dosagens menores do medicamento.

;Normalmente, quando tratamos bactérias com um antibiótico no laboratório, elas acabam adquirindo resistência ao longo do tempo. Mas quando tratamos simultaneamente a bactéria com um antibiótico e o extrato de cranberry, nenhuma resistência se desenvolveu. Ficamos muito surpresos com isso, e vemos esse resultado como uma oportunidade importante;, comemora Nathalie Tufenkji.

Análises mostraram que o extrato de cranberry aumenta a sensibilidade bacteriana aos antibióticos, agindo de duas maneiras. Primeiro, torna a parede celular bacteriana mais permeável ao antibiótico. Segundo, interfere no mecanismo usado pelas bactérias para bombear o antibiótico. Consequentemente, o remédio penetra mais facilmente, e os micro-organismos têm mais dificuldade para se livrar dele. Isso explica o fato de a droga ser eficaz em doses menores que as usuais.

Mais testes
Depois de confirmar a atividade das moléculas de cranberry na cultura bacteriana, os pesquisadores testaram a intervenção combinada em um modelo animal preliminar: insetos infectados. O efeito sinérgico do extrato da fruta e do antibiótico também foi constatado.

A equipe planeja realizar novas experiências. Se os resultados forem confirmados, acredita-se que classes de antibióticos hoje considerados ineficientes poderão, combinado com o extrato de cranberry, voltar a serem prescritos.