Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, adotou um tom desafiador e disse, nesta sexta-feira (4/1), que está "preparado" para que a paralisação orçamentária se estenda por mais de um ano, após uma reunião com os líderes democratas do Congresso para tentar alcançar um acordo.
[SAIBAMAIS]Trump confirmou declarações feitas pelo líder da bancada democrata no Senado, Chuck Summer. Ele havia dito que, segundo o presidente, o "shutdown" poderia durar muito tempo, meses e quiçá anos.
"Sim, eu disse isso", respondeu Trump. "Não acho que vai acontecer, mas estou preparado".
Após a inauguração do novo Congresso nesta quinta (3/1), os Estados Unidos entraram em um novo ciclo eleitoral, no qual republicanos continuam dominando o Senado, mas os democratas retomaram a Câmara dos Representantes, com Nancy Pelosi como principal porta-voz da oposição.
No centro da disputa está a exigência do presidente de construir um muro na fronteira com o México, com custo de mais de 5 bilhões de dólares, ao qual os democratas se opõem.
As negociações sobre o "shutdown" do governo - um elemento de pressão importante na política americana - também são uma batalha pela comunicação, enquanto os dois partidos trocam acusações sobre a responsabilidade pela paralisação.
Cerca de 800 mil funcionários públicos estão de licença sem vencimentos.