Washington, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a insistir nesta quinta-feira (13) no Twitter em que o México pagará pelo muro na fronteira, depois que ele e o presidente mexicano conversaram ontem por telefone sobre imigração.
"Continuo dizendo: de uma forma, ou de outra, o México vai pagar pelo muro. Isso nunca mudou", disse Trump, insistindo em uma questão central de sua campanha à presidência.
Na quarta-feira, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, informou que falou por telefone com Trump sobre a questão da imigração.
"Hoje nós conversamos por telefone com o presidente Donald Trump. Em termos respeitosos e simpáticos, falamos sobre a questão da imigração e da possibilidade de um programa conjunto para o desenvolvimento e a criação de emprego na América Central e no nosso país", relatou.
Nesta quinta, a Casa Branca confirmou a conversa e disse que os presidentes falaram sobre "o relacionamento positivo entre os dois países".
"Eles discutiram a necessidade de lidar com a imigração ilegal proveniente da América Central para os Estados Unidos, abordando os fatores que impulsionam a imigração, como insegurança e estagnação econômica", aponta o comunicado.
Esta semana, Trump conduziu uma reunião tensa com dois líderes democratas na Casa Branca, onde, muito irritado, exigiu-lhes os fundos para construir o muro. O custo é estimado em 5 bilhões de dólares.
Dada a recusa, Trump disse que o muro vai ser construído "de uma forma, ou de outra", porque o país "precisa", e ameaçou deixar sem financiamento muitas agências governamentais, se não conseguir dinheiro suficiente.