Parceiros da União Europeia (UE) no Reino Unido aumentaram nesta segunda-feira a pressão política sobre a primeira-ministra Theresa May em meio a sinais de que alguns progressos estão sendo feito nas negociações do Brexit.
Em uma reunião de ministros de Assuntos Europeus em Bruxelas hoje, o principal negociado do bloco para o Brexit, Michel Barnier, "explicou que intensos esforços de negociação continuam, mas um acordo ainda não foi alcançado". "Algumas questões-chave permanecem em discussão", disse ele.
O Reino Unido deixará a UE no dia 29 de março, mas um acordo deve ser selado nas próximas semanas para deixar tempo suficiente para o Parlamento londrino e o Parlamento Europeu validarem o acordo.
O principal obstáculo a um acordo é como manter as mercadorias fluindo sem problemas na fronteira entre a Irlanda, que faz parte da UE, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido.
Todas as partes se comprometeram a evitar uma "fronteira dura" que dificultaria os negócios. Quaisquer novos postos aduaneiros na fronteira também pode reacender tensões sectárias prolongadas. "A bola está no tribunal britânico. É uma questão política britânica", disse a ministra de Assuntos Europeus da França, Nathalie Loiseau.
O ministro das Relações Exteriores belga, Didier Reynders, concordou, dizendo que a UE está "esperando por novas notícias de Londres". Fonte: Associated Press