Tashkent, Uzbequistão - O presidente russo, Vladimir Putin, visita nesta quinta-feira (18/10) o Uzbequistão com o objetivo de estabelecer uma aproximação econômica entre Moscou e esta ex-república soviética da Ásia central, dois anos depois da morte do dirigente autoritário uzbeque Islam Karimov.
Putin se reunirá com o presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, e deve assinar acordos de 20 bilhões de dólares, além de participar na cerimônia de início da construção da primeira central nuclear do Uzbequistão, que ficará a cargo da empresa russa Rosatom.
Uzbequistão, um dos maiores produtores de algodão do mundo, rico em gás, "é um dos nossos principais sócios econômicos e nossa cooperação é intensa", destacou na terça-feira o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov.
Esta é a primeira visita do presidente russo ao país desde setembro de de 2016, quando Putin viajou a Samarcanda (sudoeste) para visitar o túmulo do presidente presidente Islam Karimov, que governou o país com mão de ferro por 25 anos.
Na ocasião, o presidente russo afirmou a Shavkat Mirziyoyev, então primeiro-ministro (eleito para a presidência três meses depois), que o Uzbequistão poderia "contar com os russos como seus amigos mais leais".
Desde então, Putin recebeu Mirziyoyev no Kremlin em abril de 2017 e conversou com ele em diversas reuniões internacionais.