O voo comercial mais longo do mundo chegou nesta sexta-feira em Nova York, após quase 18 horas de viagem de Singapura.
De acordo com o portal do aeroporto de Newark (Nova Jersey), o voo SQ22 aterrissou às 05h29 local (06H29 de Brasília), após ter decolado às 23H37 de Singapura, fazendo cerca de 17H52 de voo.
Em teoria o voo seria de 18H25. Mantendo a teoria, o voo de volta Nova York-Singapura deverá ser um pouco mais longo.
Durante a viagem, o avião viajou 16.500 km.
"Sinto-me perfeitamente descansado", declarou Kristopher Alladin, um canadense de 37 anos, antes de pegar um voo para Ottawa.
"Tenho sorte de conseguir dormir em aviões."
"Apesar de estar na classe econômica premium, se tem a impressão de estar na primeira classe", acrescentou.
A aeronave transportou 161 passageiros: 67 na classe executiva e 94 na ;econômica premium;. O avião não possui classe econômica.
Com este novo voo, a Singapore Airlines recupera o primeiro lugar no ranking das empresas que fazem as viagens mais longas. O voo tirou do primeiro lugar o 921 da Qatar Airways entre Auckland e Doha, de aproximadamente 18 horas.
No entanto, esta não é a primeira vez que a companhia aérea fez essa rota, que já existiu há nove anos antes de abandoná-la em 2013, quando os preços do petróleo acabaram com sua rentabilidade.
Apesar do preço do barril de Brent superar outra vez os 80 dólares, a companhia aérea está convencida de que esta rota especialmente apreciada por empresários pode ser rentável pelo melhor desempenho energético das aeronaves.
Comodidades
Dois pilotos e dois copilotos se revesaram no comando do Airbus A350-900 ULR (ultra longo alcance), que percorreu 16.700 quilômetros entre a cidade-Estado do sudeste asiático e Nova York.
A tripulação, com 13 auxiliares de cabine, trabalharam em turnos para que todos tenham as quatro horas de descanso mínimo regulamentar, informou a Singapore Airlines.
O tempo de voo é um desafio para os passageiros.
Aqueles que não estavam com livros poderam recorrer a um catálogo de filmes e programas de televisão com uma duração acumulada de 1.200 horas, o equivalente a sete semanas.
O menu a bordo contou com pratos selecionados para que os clientes se sentissem à vontade no voo.
Para melhorar a experiência de voo e reduzir a tensão de uma viagem de quase um dia, o avião tem um teto mais elevado que o habitual, janelas mais amplas e uma iluminação LED especial que altera as cores com o objetivo de reduzir o "jetlag" e os efeitos da mudança de horário provocados por uma viagem intercontinental.
"As pesquisas mostram que a hidratação e a nutrição são fatores importantes", declarou à AFP Rhte Bhuller, especialista em saúde da consultoria Frost.
"É necessário evitar os alimentos que provocam gases e que fazem com que a pessoa sinta-se inchada, além do consumo excessivo de álcool", completou.
"A principal preocupação é a trombose venosa profunda, que é consequência de permanecer sentado por muito tempo, e a desidratação", explica Gail Cross, do Hospital Universitário Nacional de Singapura.
A Airbus entregou seu primeiro A350-900 ULR a Singapore Airlines em setembro.
O avião da série A350 (longa distância) amplia seu percurso de 8.100 milhas náuticas (aproximadamente 15.000 km e 16 horas de voo) a 9.700 milhas náuticas (quase 18.000 km e até 20 horas de voo) graças a uma otimização do sistema de combustível que permite gastar 25% menos.
Em condições meteorológicas normais, este voo com destino o aeroporto de Newark dura 18 horas e 45 minutos.