Paris, França - O compromisso dos Estados Unidos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é "inquebrantável" - garantiu o secretário americano da Defesa, Jim Mattis, nesta terça-feira (2/9), durante um encontro com sua colega francesa, Florence Parly, em Paris.
"Os Estados Unidos demonstraram que nosso compromisso com a Aliança transatlântica continua sendo inquebrantável", declarou Mattis na véspera de uma reunião ministerial da Otan em Bruxelas.
Ele destacou que os congressistas americanos não reduziram em um único centavo o gasto militar na Europa. Na verdade, acrescentou, mantiveram-no em seus níveis mais altos desde a Queda do Muro de Berlim, em 1989.
Em diferentes ocasiões desde sua eleição, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou os países-membros da organização - sobretudo, a Alemanha, acusando-a de não gastar o suficiente e de depender dos Estados Unidos para garantir sua segurança.
Em 2014, os 29 países-membros da Otan se comprometeram a elevar o gasto militar a 2% de seu PIB até 2024, mas vários países, incluindo Alemanha, ou Espanha, ainda estão longe dessa meta.
"A Otan é a base da nossa defesa coletiva", disse a ministra francesa da Defesa, acrescentando que a distribuição dessa carga é uma "prioridade" para seu país.