Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mulher mata marido envenenado com doses diárias de colírio, nos EUA

A esposa admitiu à polícia ter colocado a solução na água do companheiro por diversos dias. Ela já havia atirado na cabeça do marido com uma besta em 2016

Uma mulher, de 52 anos, foi presa no estado norte americano de Carolina do Sul após ser acusada de matar o próprio marido, 12 anos mais velho, envenenado. Lana Clayton teria usado doses diárias de colírio nas bebidas de Stephen Clayton, até que um dia o idoso veio a óbito, dentro de casa.

Lana passou a ser suspeita depois de o exame toxicológico revelar a presença do elemento químico Tetrahidrozolina no corpo da vítima. A substância é encontrada em colírios OTC (over-the-counter) e sprays nasais, e pode causar infartos, convulsões, falta de ar e, se ingerido em grandes quantidades, coma e morte.

Segundo a BBC, a Polícia de York County acrescentou ao inquérito a acusação pelo crime de adulteração ilegal de alimentos. Em comunicado, a polícia disse que a mulher teria envenenado o companheiro "sem que ele tivesse conhecimento". Antes, Stephen Clayton havia sido declarado morto por ter sofrido suposta queda de escada, em sua própria casa.

A polícia investiga, agora, um incidente acontecido em 2016, também envolvendo o casal, que estava junto há oito anos. Na ocasião, dois anos atrás, a mulher havia atirado na cabeça do marido com uma besta enquanto ele dormia. À época, as investigações classificaram o disparo como acidental. Lana foi encontrada "chorando e abalada" e alegou que o esposo abusava mentalmente dela.