Nações Unidas, Estados Unidos - A Rússia vetará a solicitação dos Estados Unidos ao Conselho de Segurança da ONU para incluir na lista negra duas empresas de navegação e seis navios russos que teriam negociado com a Coreia do Norte, revelou o representante de Moscou nesta quinta-feira (24/8).
Os Estados Unidos apresentaram o pedido na quarta-feira (22/8), ao comitê de sanções da ONU, visando aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte para que desmantele seus programas nuclear e balístico.
O pedido foi apresentado um dia após Washington impor sanções unilaterais a duas companhias russas - Primorye Maritime Logistics e Gudzon Shipping - e a seis navios envolvidos no fornecimento de petróleo à Coreia do Norte, o que viola as medidas da ONU contra o regime de Pyongyang.
O diplomata russo Vassily Nebenzia disse à AFP que as sanções dos Estados Unidos são "ilegais" e que a evidência apresentada por Washington para justificar as ações contra as empresas russas "não são convincentes". "É claro que nos oporemos", declarou Nebenzia sobre o pedido dos Estados Unidos ao comitê de sanções.
Os Estados Unidos pedem um congelamento global dos ativos das duas empresas de navegação, segundo diplomatas da ONU. O comitê de sanções da ONU tem até 29 de agosto para considerar formalmente o pedido dos Estados Unidos.