Los Angeles, Estados Unidos - O incêndio que ameaça o Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, avançou neste último final de semana, informou o site Inciweb nesta segunda-feira de manhã.
A situação é tensa em razão das difíceis condições climáticas previstas para esta semana.
O incêndio, batizado de Ferguson, destruiu mais de 13.600 hectares, de acordo com o último balanço do Inciweb divulgado nesta segunda-feira. O site indica que apenas 13% do fogo foi controlado.
Na sexta-feira, o Departamento de Agricultura havia avaliado em cerca de 10 mil os hectares devorados pelas chamas.
"As previsões meteorológicas antecipam um ar mais quente e seco ao longo da semana, o que prepara as condições para um momento crítico e extremo em termos de incêndios", disse Inciweb.
Segundo essa fonte, mais de 3.000 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas, que estão afetando a floresta nacional de Stanislaus e ameaçam o Parque Nacional de Yosemite, localizado a leste do incêndio.
O parque turístico permanece aberto ao público, segundo Inciweb, mas em várias áreas ao redor, as autoridades emitiram uma ordem de evacuação obrigatória.
No total, um bombeiro morreu e outros seis ficaram feridos desde o início, por razões desconhecidas, do Ferguson, em 13 de julho.