O senador Antanas Mockus, o segundo mais votado nas eleições legislativas de março na Colômbia, mostrou a bunda nesta sexta-feira (21/7) em um suposto ato de protesto durante a instalação do Congresso que legislará nos próximos quatro anos.
O congressista do partido Aliança Verde, opositor ao novo governo de direita de Iván Duque, mostrou as nádegas durante o discurso do presidente do Senado, o conservador Efraín Cepeda, constantemente interrompido por gritos de seus colegas.
O ex-prefeito de Bogotá e ex-candidato presidencial se aproximou da mesa diretora do Parlamento onde Cepeda falava, deu as costas a seus companheiros e mostrou a bunda. Posteriormente, subiu as calças e voltou a seu lugar. Após o ato, Cepeda pediu ordem e continuou sua exposição.
Não é a primeira vez que Mockus, um filósofo e matemático de 66 anos, recorre a esse tipo de gesto.
Em 1993 ele fez o mesmo e causou polêmica quando era reitor da Universidade Nacional de Bogotá.
Em uma tumultuada assembleia estudantil mostrou as nádegas para chamar a atenção de seus alunos e assim poder continuar a atividade acadêmica.
A nova legislatura do Congresso colombiano, para o período 2018-2022, foi instalada nesta sexta-feira, coincidindo com o 208; aniversário da independência do país.