Jornal Correio Braziliense

Mundo

Granizo atinge produtores de vinho e champanhe na França

Segundo os especialistas, a França não sofria tantos impactos de raios em um mês de maio há pelo menos 20 anos

Várias tempestades sucessivas de granizo destruíram nas últimas semanas milhares de hectares de vinhedos na França, informaram os produtores, falando da "violência excepcional" das intempéries.

Entre abril e maio, esses episódios climáticos afetaram 1.800 hectares de vinhedos de Champanhe, no norte da França, dos quais 1.000 ficaram totalmente destruídos, ou seja, 3% da superfície total para a produção de champanhe, declarou o órgão institucional Comitê Champanhe nesta quarta-feira (30).

[SAIBAMAIS]"Não é estranho que o granizo destrua vinhedos, o que é incomum é a precocidade e a violência das tempestades" que aconteceram durante quatro dias entre abril e maio, declarou à AFP o Comitê.

Segundo os especialistas, a França não sofria tantos impactos de raios em um mês de maio há pelo menos 20 anos.

De qualquer forma, os danos não alterarão os volumes de comercialização posto que a região de Champanhe pode contar com sua reserva, um sistema de armazenamento único no vinhedo francês que lhe permite manter o nível de produção de champanhe independentemente das intempéries.

Cerca de 7.100 hectares de vinhedos na região de Bourdeaux e mais de 10.000 na região Charente-Cognanc, ambas no sudoeste da França, se viram afetados no sábado passado pelas tempestades de granizo.