Agência France-Presse
postado em 17/04/2018 21:20
A ex-primeira-dama americana Barbara Bush faleceu nesta terça-feira (17/4) aos 92 anos, informou o gabinete de seu marido, o ex-presidente George Bush pai.
"Uma ex-primeira-dama dos Estados Unidos da América e incansável defensora da alfabetização familiar, Barbara Bush faleceu na terça-feira, 17 de abril de 2018, aos 92 anos", informou o comunicado emitido pelo gabinete do viúvo de Barbara, George H.W. Bush, com quem ela foi casada por 73 anos.
Barbara Bush é considerada figura central de uma das famílias políticas mais proeminentes dos Estados Unidos, como esposa de um presidente e mãe de outro - George W. Bush - e de Jeb Bush, ex-governador da Flórida e ex-candidato à Presidência.
Ela conheceu o marido aos 16 anos, quando eles eram estudantes de uma escola de elite em Massachusetts. Casaram-se em 1945, quando ele estava de licença do serviço de guerra como oficial da Marinha. O casal teve seis filhos.
Como primeira-dama, de 1989 a 1993, abraçou a causa da alfabetização universal e criou uma fundação para a alfabetização familiar.
À medida que as homenagens chegavam para homenagear a vida de Barbara Bush, o presidente Donald Trump saudou-a como uma "defensora da família americana".
"Entre suas maiores realizações estava reconhecer a importância da alfabetização como um valor familiar fundamental", disse Trump. "Ela será lembrada por sua forte devoção ao país e à família, ao qual ela serviu infalivelmente bem".
"Força da natureza"
Seu filho Jeb escreveu: "Eu sou excepcionalmente privilegiado por ser o filho de George Bush e da mulher excepcionalmente graciosa, divertida, engraçada, amorosa, forte e inteligente, que era a força da natureza conhecida como Barbara Bush".
Seu filho George P. Bush tuitou: "Vou sentir sua falta, Ganny - mas saiba que vamos vê-la novamente".
"Bárbara nos inspirou a ser a melhor versão de nós mesmos", disse Orrin Hatch, o senador republicano mais antigo dos Estados Unidos.
Madeleine Albright, que durante o governo do democrata Bill Clinton foi a primeira mulher a exercer o cargo de secretária de Estado dos EUA, lembrou Barbara Bush como uma "mulher de incrível determinação, sagacidade e compaixão, que encarna o melhor dos valores da América".
Barbara Bush ganhou fama de durona, irônica e pragmática.
Perguntada em 2010 sobre o que achava da ex-governadora do Alasca Sarah Palin - que tentou a vice-presidência em 2008 - Barbara disse ao entrevistador: "Eu me sentei ao lado dela uma vez, achei que ela linda e acho que ela está muito feliz no Alasca. Ela ficará por lá".