Moscou, Rússia - O alegado ataque químico contra os rebeldes sírios em Duma foi uma encenação diante das câmeras realizada pelos Capacetes Brancos, a organização de socorristas sírios na zona rebelde que denunciou a agressão, acusou o exército russo nesta quarta-feira (11/4).
"Operando apenas nas fileiras terrorista, os Capacetes Brancos encenaram diante das câmeras um ataque químico contra os civis da cidade de Duma", afirmou o general Viktor Poznikhir em coletiva de imprensa.
O presidente americano, Donald Trump, advertiu nesta quarta que "os mísseis chegarão" à Síria em resposta aos supostos ataques químicos realizados em 7 de abril e apesar do risco de um confronto com a Rússia, aliada de Damasco.
"A Rússia promete derrubar todos os mísseis disparados contra a Síria. Prepare-se, Rússia, porque chegarão lindos, novos e ;inteligentes;", tuitou nesta manhã o presidente americano. Segundo os Capacetes Brancos, mais de 40 pessoas morreram no ataque com "gases tóxicos" atribuído ao regime e centenas ficaram feridas.
Não foi possível verificar estas acusações com uma fonte independente. "Estamos convencidos de que a utilização de armas químicas em Duma [cidade de Ghuta Oriental, na Síria] foi inventada e não pode ser utilizada como pretexto para recorrer à força", afirmou o Kremlin nesta quarta-feira.