Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bombardeios turcos na cidade síria de Afrin matam 18 civis

Mais de 30 mil civis abandonaram Afrin em 24 horas para escapar dos bombardeios



Ao menos 18 civis, incluindo cinco crianças, morreram nesta sexta-feira em ataques das forças turcas contra a cidade de Afrin, no território curdo do noroeste da Síria, alvo de uma ofensiva de Ancara, informou a ONG OSDH. "Há combates na periferia norte da cidade", afirmou o Observatório Sírio dos Direitos (OSDH).

A ofensiva, que o exército turco iniciou em 20 de janeiro ao lado de rebeldes sírios, pretende expulsar da região a milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG), que Ankara considera "terrorista". Estes combatentes curdos, no entanto, são aliados de Washington na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria.

[SAIBAMAIS]Ancara nega atacar os civis e afirma que seus alvos são apenas as posições militares, mas de acordo com o OSDH, uma ONG que dispõe de uma ampla rede de fontes na Síria em guerra, pelo menos 245 civis - incluindo 41 menores de idade - morreram desde o início da ofensiva turca.

A cidade de Afrin está praticamente cercada pelas forças da ofensiva turcas, exceto o único corredor utilizado pelos civis que fogem para o sul do território. Este corredor permite o deslocamento até zonas sob controle do regime sírio.

Mais de 30.000 civis abandonaram Afrin em 24 horas para escapar dos bombardeios, informou o OSDH na quinta-feira.