Los Angeles, EUA - Durante um almoço com os indicados ao Oscar nessa segunda-feira (5/2) o presidente da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, que organiza a premiação, John Bailey, afirmou que Hollywood está a caminho de pulverizar seus piores abusos e de uma reinvenção.
Segundo Bailey, ;a Academia está em uma encruzilhada de mudanças. Estamos vendo ela se reinventar diante dos nossos olhos;.
[SAIBAMAIS]Durante muitos anos, a Academia foi criticada por indicar artistas predominantemente brancos e em sua maioria homens. Entretanto, a organização iniciou uma expansão e diversidade de seus integrantes. ;Há uma maior consciência e responsabilidade para equilibrar gênero, raça, etnias e religião;, destacou Bailey.
No ano passado um marco das mudanças no Oscar foi o prêmio da categoria de melhor filma para ;Moonlight;. Este ano, a lista de indicados é muito mais diversa, com vários indicados negros como Denzel Washington, Daniel Kaluuya, Jordan Peele e Octavia Spencer.
O presidente do Oscar finalizou afirmando que as indicações deste ano deixam claro que ;o rochedo fossilizado de muitos dos piores abusos de Hollywood estão sendo pulverizados no esquecimento;.
Com informações da Agência France-Presse