Acostumado a quebrar protocolos, o papa Francisco rompeu mais uma vez com a formalidade nesta quinta-feira (18/1). Pouco tempo depois de realizar um casamento a bordo de um avião, o pontífice desceu do papamóvel para ajudar uma policial que caiu do cavalo.
Francisco participava de um cortejo pelas ruas da comuna de Iquique, no Chile. Montada no cavalo, a policial trabalhava para garantir a segurança do papa no trajeto. Acontece que quando o veículo papal passou ao lado do equino, o animal se assustou e acabou derrubando a mulher.
[VIDEO1]
Assim que avistou a mulher caída, Francisco pediu que o veículo que o levava parasse. Logo em seguida, ele desceu do papamóvel e ficou ao lado da policial até que ela fosse atendida por uma ambulância.
Depois do incidente, a polícia chilena explicou que o cavalo, provavelmente, se assustou com os gritos da população que aguardava para ver o papa. A corporação, no entanto, não informou o nome da policial, tampouco seu estado de saúde.
Viagem à América do Sul
[SAIBAMAIS]O papa chegou ao Chile na última segunda-feira para sua 22; viagem internacional. A previsão era de que ele realizasse a terceira missa no país nesta quinta-feira em Iaquique, cidade conhecida por ter muitos imigrantes.
A estadia da autoridade católica no Chile foi marcada por protestos contra abusos sexuais cometidos por padres. Durante a viagem, inclusive, Francisco chegou a se reunir com vítimas de abusos e disse sentir "dor e vergonha" diante do "dano irreparável causado a crianças por parte de ministros da Igreja".
Depois do Chile, Francisco segue para o Peru, onde fica até o próximo domingo (21/1). Estão previstas visitas a Puerto Maldonado ; na Amazônia peruana ;, Trujillo e Lima. No país, o papa argentino também terá a oportunidade de adorar as relíquias de San Martín de Porres e Toribio de Mogrovejo, dois dos santos favoritos do pontífice.
Com informações da Agência France-Press