"Esperamos que esse encontro marque esse esforço, esse trecho final (...) e abranja o caminho para possíveis passos adicionais", disse Daniel Rosario, porta-voz da Comissão Europeia, em entrevista coletiva. As fontes do Mercosul confirmaram a reunião.
Os ministros das Relações Exteriores do Paraguai, do Uruguai, da Argentina e do Brasil se encontrarão na capital europeia com a comissária europeia de Comércio, a sueca Cecilia Malmstr;n, e seu equivalente da Agricultura, o irlandês Phil Hogan, mas nenhum acordo político é esperado.
Após quase duas décadas de estagnação, o acordo entre os dois bloco chegou perto de ser alcançado no fim do ano passado, mas foi novamente adiado. A janela de oportunidade para fechá-lo é curta, devido às eleições deste ano no Brasil.
O porta-voz da UE indicou que, entre os pontos pendentes estão o acesso a mercados de produtos agrícolas e industriais, as denominações de origem e os laticínios.
Fontes do Mercosul indicaram à redação que o encontro com os europeus dependia de que eles tivessem dispostos a apresentar uma oferta melhor para o etanol e a carne bovina, produtos-chave para o bloco sul-americano.