Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tempestade Eleanor perturba transportes e deixa Europa sem luz

Ao menos 26 pessoas ficaram feridas na França, quatro gravemente, país onde vários aeroportos e ferrovias suspenderam suas atividades


Aproximadamente 200.000 moradias no norte da França ficaram sem eletricidade e o alto volume do Oceano Atlântico provocou inundações. A Torre Eiffel, que recebe seis milhões de visitantes por ano, ficou fechada durante algumas horas, e a capital francesa fechou todos os seus parques e cemitérios durante o dia por temor de queda de árvores.

Nos Alpes, várias estações de esqui tiveram que fechar durante o dia. Vinte esquiadores foram evacuados de um teleférico em Kitzbühel, na Áustria, por causa de uma falha. As autoridades elevaram o risco de avalanche para quatro, em um nível máximo de cinco, em várias zonas do país.

No Reino Unido, a forte chuva e o aumento do volume das águas obrigou a fechar a barreira do rio Tâmisa, que protege Londres de possíveis inundações. "Houve fortes chuvas no sul do Reino Unido com granizo, e trovões e relâmpagos fortes que acordaram as pessoas", disse a meteoróloga Becky Mitchell.

No noroeste da Inglaterra, os ventos chegaram a 160 quilômetros por hora, e os veículos quebrados e galhos de árvore causaram várias bloqueios nas estradas. Na Irlanda, a companhia elétrica ESB anunciou que havia restabelecido a eletricidade para 123.000 clientes, mas que 27.000 continuavam sem luz.

A Bélgica e partes da Espanha se encontram em alerta "laranja", o segundo nível mais perigoso, e as autoridades pediram cautela às pessoas. Eleanor é a quarta grande tempestade a atingir a Europa desde dezembro do ano passado.