O Papai Noel iniciou, neste domingo (24/12), sua viagem ao redor do mundo para distribuir presentes, indica o site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad), que "rastreia" seus movimentos todos os anos.
Partindo de sua base no Pólo Norte, o trenó do bom velhinho sobrevoou o Japão às 14h03 GMT (12h03 de Brasília) depois de passar pela Austrália. Em poucas horas, puxado por nove renas visíveis em 3D no site, ele distribuiu 1 bilhão de presentes, de acordo com o contador do Norad.
A agência militar estabeleceu uma linha telefônica para crianças em 1955. Anos depois, criou um site para acompanhar, em oito idiomas, a posição em tempo real do Papai Noel.
Os voluntários respondem às ligações das crianças todos os anos e uma conta do Twitter, @NoradSanta, também informa sobre os movimentos do ícone do Natal.
Esse costume se tornou um fenômeno tão grande que o presidente americano, Donald Trump, e sua esposa, Melania, planejam participar de algumas ligações telefônicas à tarde.
Origem no telefone errado
A origem desta operação do Norad remonta seis décadas atrás, quando a rede de lojas Sears colocou um anúncio em um jornal do estado do Colorado com o suposto número de telefone do Papai Noel, mas, por engano, publicou o telefone do Norad.
Quando uma criança perguntou ao oficial de serviço naquele dia, o coronel Harry Soup, se ele era "Papai Noel", ele entrou no jogo, iniciando a tradição.