Bogotá, Colômbia -A Polícia da Colômbia capturou neste sábado, no noroeste do país, Juan Carlos Mesa, "Tom", um dos traficantes de droga mais procurados, e pelo qual os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de dois milhões de dólares, informou o Ministério da Defesa.
Mesa, preso na região de El Peñol, no departamento de Antioquia, era o chefe da "Oficina de Envigado", uma organização criminosa surgida após a queda do chefe do tráfico Pablo Escobar, segundo as autoridades.
"Cometia crimes desde 1988 e estava na ;lista Clinton;" (pelo nome do ex-presidente americano Bill Clinton), com a qual o governo dos Estados Unidos busca combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro, assinalou o Ministério da Defesa nas redes sociais.
O Departamento americano do Tesouro declarou a "Oficina de Envigado" um grupo narcotraficante em 2014, e o acusa de lavagem de dinheiro, extorsão e assassinato.
As autoridades também assinalam Mesa como sendo a ligação com o Clã do Golfo, o principal grupo narcotraficante da Colômbia.
Mesa foi preso enquanto comemorava seu aniversário com várias mulheres e Jhon Jairo Velásquez Vásquez, "Popeye", um conhecido substituto de Escobar, segundo o periódico El Tiempo.