"Documentos, obras de arte, cartas de nossos netos, fotos do nosso casamento, joias, passaportes, senhas...", listou esta mulher sobre o que levavam. "É difícil escolher, de repente tudo ganha grande valor".
Dois incêndios foram registrados em Los Angeles, na beira da autoestrada 405, a mais transitada do país com 400 mil veículos por dia. Os automóveis eram banhados por uma chuva de cinzas e o fogo iluminava o horizonte.
"As condições são as piores em 20 anos devido à baixa umidade e ao vento", explicou o capitão Anthony Valdez, enquanto galhos queimados caíam das árvores.
Perto das áreas atingidas está o museu Getty, que fechou suas portas ao público e protege sua incalculável coleção - que contém "A primavera" de Edouard Manet - graças a um sistema de filtração no ar-condicionado.
Em 1961, um incêndio devastou 500 casas de Bel-Air, obrigando fazerem uma revisão do código de incêndios.
O maior incêndio desta última temporada é Thomas, no condado vizinho de Ventura, que arrasou quase 40 mil hectares e está 5% contido, segundo o Corpo de Bombeiros da Califórnia (CalFire).
Estende-se por 16 quilômetros entre Santa Paula e o Oceano Pacífico. Ameaça destruir 12 mil casas e estabelecimentos comerciais, com centenas já devastados. Uma pessoa morreu e mais de 50 mil foram retiradas.
Durante a madrugada de quarta-feira, os fortes ventos empurraram os incêndios para Santa Bárbara e Ojai, agora a cidade mais ameaçada, forçando novas evacuações e o fechamento da importante estrada 101 por vários quilômetros, indicaram meios locais.
"Definitivamente (os ventos) vão se mover", disse o xerife do condado de Ventura, Garo Kuredjian. "É um padrão de vento estranho", assegurou, citado pelo jornal Los Angeles Times.
O serviço meteorológico dos Estados Unidos estendeu o alerta vermelho nos condados de Los Angeles e Ventura até sexta-feira.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência em Ventura. Conta com apoio federal e de bombeiros de outros condados.
O ano de 2017 tem sido o mais letal pelos incêndios florestais: mais de 40 pessoas morreram em mais de uma dezena de incêndios que devastaram uma zona de vinhedos na Califórnia em outubro.