Ao menos 50 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira (5/12) à noite em uma colisão entre dois trens perto de Dusseldorf, oeste da Alemanha, anunciou a Polícia Federal à AFP.
Os boletins fornecidos pela polícia, pela companhia ferroviária nacional e pelos bombeiros sobre este choque entre um trem de passageiros e um de carga estacionado variaram muito durante a noite.
No entanto, os bombeiros, que foram ao local do acidente e atenderam os passageiros, informaram em um tuíte sobre 47 feridos, três deles em estado grave.
"Havia 155 pessoas no trem" de passageiros e "41 estão levemente feridas", disseram. Outras três ficaram feridas com gravidade "média" e outras três estão em estado grave, segundo um tuíte dos bombeiros de Meerbusch, no Estado da Renânia do Norte de Westfália, onde aconteceu o acidente.
A colisão ocorreu às 19h30 locais (16h30 de Brasília), quando uma composição de passageiros se chocou com um trem de carga perto da estação de Meerbusch.
O maquinista do trem de passageiros evitou sem dúvida uma catástrofe ainda pior ao conseguir frear a composição antes de se chocar com o outro trem.
"Ele detectou um obstáculo na via e ativou imediatamente o freio de emergência", sem poder evitar totalmente a colisão, disse porta-voz da National Express, Marcel Winter.
Os bombeiros divulgaram no Twitter imagens de um trem branco com grandes faixas azuis com a parte dianteira ligeiramente dentro da composição de carga.
O maquinista foi resgatado. Está "em choque", mas sem ferimentos, segundo a polícia.
O trem de passageiros pertence à companhia britânica National Express, que opera desde o final de 2015 duas linhas regionais no Estado da Renânia do Norte de Westfália, o mais povoado da Alemanha.
A Deutsche Bahn privatizou nesses últimos anos várias de suas linhas regionais.