Turnbull minimizou o temor de uma divisão em seu governo de coalizão, em reação à iniciativa, devido ao fato de a facção conservadora estar pressionando por emendas para proteger liberdades religiosas que discriminam casais homossexuais.
"É inequívoco, é esmagador. Eles falaram aos milhões e votaram majoritariamente no sim pela igualdade de matrimônio", afirmou Turnbull aos repórteres em Canberra, após o anúncio dos resultados."Eles votaram sim pela justiça, sim pelo comprometimento, sim pelo amor".
Um projeto de lei de igualdade matrimonial foi apresentado ao Parlamento no fim dessa quarta-feira (pelo horário local). O resultado simboliza um divisor de águas para os direitos gays na Austrália, onde o envolvimento em atividades homossexuais era ilegal em alguns estados até 1997.
Quase 80% dos eleitores registrados participaram da sondagem ; um comparecimento maior do que o do Brexit, como é conhecido o processo de separação do Reino Unido da União Europeia, e do que o do referendo sobre casamento homossexual da Irlanda.
"Gostei de ver, Austrália", tuitou a apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres, que é casada com a atriz australiana Portia de Rossi, nos Estados Unidos.