O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou de lado suas costumeiras críticas à ONU nesta sexta-feira (20/10) e fez elogios ao secretário-geral da organização, Antonio Guterres. Ao receber Guterres no Salão Oval da Casa Branca, Trump disse que ambos mantêm uma relação de "amigos" e elogiou seus esforços para reformar o organismo mundial.
"Você fez um trabalho muito, muito impressionante nas Nações Unidas", afirmou Trump. "Precisa-se de talento e tem talento", acrescentou. "Tenho de dizer que as Nações Unidas têm um enorme potencial. Nos últimos anos, não foi usada como se deve", completou Trump.
A reforma da ONU era um dos pontos a serem abordados na reunião. "Acredito seriamente que vivemos em um mundo tumultuado, mas precisamos de uma ONU forte, reformada e modernizada", defendeu Guterres.
Durante o discurso inaugural na Assembleia Geral da ONU em setembro, Trump se distanciou da política de seu predecessor de promover os valores democráticos no mundo.
Nesse pronunciamento, o republicano defendeu, em contrapartida, a ideia de que "cada nação use sua soberania como base para a cooperação mútua".
Esta foi a primeira reunião formal de Guterres com Trump na Casa Branca, após um breve encontro com o presidente americano em abril.