Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atual premiê é favorito nas eleições legislativas antecipadas no Japão

Cerca de cem milhões de eleitores devem renovar os 465 assentos da assembleia (dez a menos do que a anterior)


Além disso, seu programa não é muito diferente daquele apresentado pelo PLD de Abe, uma formação que ocupou o poder no Japão quase sem interrupção desde 1955. O governo de Abe colocou em marcha a "abenomics", uma política econômica para enfrentar o envelhecimento da população e a deflação que mina a economia há décadas.

Nos últimos dez anos, o Japão experimentou um longo período de crescimento, embora a baixa taxa de desemprego esconda em realidade uma precariedade do trabalho importante. Koike critica Abe por não ter realizado reformas estruturais mais contundentes e prometeu congelar o aumento em dois pontos do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), até 10%.

A líder conservadora concorda com Abe quanto a necessidade de modificar a constituição pacifista de 1947, que obriga o país a renunciar "para sempre" à guerra. De acordo com as últimas pesquisas, o PLD conquistaria pelo menos 300 assentos e poderia formar uma coalizão com o seu aliado, o partido Komeito, com uma maioria de dois terços que permitiria a constituição ser alterada.

Cerca de cem milhões de eleitores devem renovar os 465 assentos da assembleia (dez a menos do que a anterior). As urnas serão abertas às 07H00 (20H00 de sábado no horário de Brasília) e fecharão às 20H00 (9H00 de Brasília).